A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina alerta a população para o risco de aumento no número de casos de leptospirose após o registro de chuvas intensas no estado.

Leia também

Governo de SC anuncia 18 medidas sociais e econômicas para auxiliar famílias e empreendedores após enchentes

Os sintomas iniciais da doença podem ser semelhantes aos da gripe, começando de forma abrupta, com febre alta, dor de cabeça, mal-estar e muitas dores no corpo. Um sintoma bastante característico é uma forte dor nas panturrilhas (batata da perna). “A leptospirose pode evoluir para quadros graves, com aparecimento de icterícia, que é quando a pele fica com um tom amarelo-avermelhado. Os sangramentos podem aparecer na fase mais avançada, com dificuldade respiratória e pode levar a óbito”, alerta Ligia Castellon Figueiredo Gryninger, médica infectologista da Dive/SC.

Na presença dos sintomas, é necessário procurar uma unidade de saúde imediatamente, lembrando sobre a necessidade de relatar ao profissional o contato com a água ou lama proveniente das enchentes.

Por: Agência Catarinense de Notícias/Foto: Agência Catarinense de Notícias

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Últimas postagens

Neste fim de ano viaje com muito mais SEGURANÇA!

Instale câmeras de monitoramento e viaje mais TRANQUILO monitorando sua residência de onde você estiver. Lá o amigo cliente...
- Advertisement -spot_img

Mais artigos relacionados

- Advertisement -spot_img