Iporã-oestino é destaque na maior corrida de revezamento da América Latina

Milton Wolf integra equipe campeã da Elite Masculina na 29ª Volta à Ilha

A 29ª edição do Revezamento Volta à Ilha foi realizada no sábado, 11 de abril de 2026, consolidando-se como um dos eventos mais tradicionais do calendário esportivo catarinense — e contando com a participação de um iporã-oestino entre os destaques da competição.

O comandante da Polícia Militar de Iporã do Oeste, Subtenente Milton Wolf, integrou a equipe da Polícia Militar de Santa Catarina, formada por oito atletas policiais militares de diferentes regiões do Estado. O grupo conquistou o título da categoria Elite Masculina e também garantiu o vice-campeonato geral da prova, completando os 140 quilômetros em 9h32min41s.

A equipe disputou diretamente com a campeã geral, com uma diferença inferior a três minutos entre as duas primeiras colocadas, enquanto a equipe seguinte cruzou a linha de chegada cerca de uma hora depois.

Considerada a maior corrida de revezamento em extensão da América Latina, a prova reuniu cerca de 4 mil atletas, distribuídos em aproximadamente 400 equipes. O percurso de 140 quilômetros ao redor da Ilha de Santa Catarina é dividido em 19 trechos, com distâncias que variam entre 4 e 16 quilômetros, exigindo preparo físico, estratégia e organização das equipes.

As largadas ocorrem por categorias, entre 4h e 7h30. Os oito primeiros trechos são percorridos por atletas específicos inscritos para cada etapa, e, a partir do nono trecho, os corredores passam a se revezar novamente. Durante todo o percurso, um chip é utilizado para controle do tempo e comprovação da passagem pelos pontos de troca, sendo repassado entre os integrantes da equipe.

Para Wolf, a conquista tem um significado especial. Ele destaca que, antes de tudo, foi uma satisfação ser convocado pelo Comando Geral da corporação para integrar a equipe de atletismo da Polícia Militar. “Ser um dos oito escolhidos entre quase 10 mil policiais militares do Estado é motivo de orgulho”, ressalta.

O atleta também enfatiza a importância do resultado alcançado em uma prova de alto nível. “Participar da maior prova de revezamento da América Latina e ser campeão da categoria Elite é um sentimento de realização”, afirma.

A trajetória de Wolf na corrida começou há cerca de cinco anos, durante a pandemia, quando iniciou os treinos em razão da suspensão dos esportes coletivos. Desde então, já participou de cinco maratonas (42,2 km), duas ultramaratonas de 50 quilômetros e diversas provas de 5, 10 e 21 quilômetros, tanto na região quanto em capitais estaduais, incluindo a tradicional São Silvestre, em São Paulo.

Aos 37 anos, o iporã-oestino celebra mais uma conquista importante, levando o nome do município ao cenário esportivo estadual.

Por Suelen Dapper/ Jornal Expressão

Artigos relacionados

Fique conectado

6,445FãsCurtir
2,347SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
- Patrocinador -spot_img

Leia também