26.3 C
Itapiranga
quarta-feira, setembro 18, 2024
spot_img

Família Eyng inaugura free stall

O dia 20 de julho de 2024 entrou para a história da família de Ivo e Rita Eyng, de Linha Cotovelo, com a inauguração de um novo e moderno free stall. O empreendimento tem capacidade para confinamento de 99 vacas leiteiras.

A família festejou a conquista com familiares, parceiros, vizinhos e amigos.

Ivo e Rita casaram-se em 16 de janeiro de 1978 e deram sucessão familiar a propriedade dos pais de Ivo, Otávio e Ágata Eyng. Com o passar dos anos a família foi adquirindo mais terras. Atualmente a sede da propriedade conta com 46 hectares e a família possui mais duas áreas em Linha Cotovelo, uma de 14 hectares e outra de 23.8 hectares, perfazendo um total de 83.8 hectares.

O casal tem 4 filhos: Ademir, casado com Denise Gebert; Fernando, casado com Simone Klein; Eduardo, casado com Liane Wendling; e o caçula Felipe, que está namorando com Taís Hammerschmitt. Netos são 3: Arthur Vinícius, Cátia Beatriz e Jônatas Kauã.

A propriedade explora 3 atividades básicas: suinocultura, com 2.700 suínos de terminação em parceria; lavoura, com plantação de culturas anuais e pastagens; e gado leiteiro.

Se tratando especificamente do gado leiteiro, Ivo lembra que trabalha na área desde que casou. O casal começou com somente duas vacas, vendendo o leite para a Laticínios de Vunibaldo Rech, de Sede Capela. A mulher levava o leite com um balde na estrada, que era despejado num tarro na caminhoneta. “Sempre rendia um dinheirinho de bolso”, afirma Ivo.

Com o passar dos anos, o plantel foi crescendo em número de vacas e no melhoramento genético.

Por que um free stall?

A família Eyng é adepta as novas tecnologia em tudo o que faz, mas com segurança. Conta com instalações modernas e funcionais de suínos, modernos tratores e implementos agrícolas e o surgimento dos confinamentos de vacas na região, despertou o interesse da família, passando a ser uma prioridade.

Ivo comenta que a produção de leite a pasto até que funcionava, mas percebia que as vacas sofriam muito com o calor no verão e com a lama, no inverno. Já possuindo um moderno maquinário para levar com facilidade a alimentação no cocho, a família resolveu confinar as vacas.

Entre o free stall e compost barn, a família decidiu pela primeira opção. Ivo argumenta que visitou várias propriedades e se convenceu que o compost barn tem a desvantagem do alto custo da maravalha para fazer a cama e a mesma exige muito manejo.

Eyng reconhece que a contribuição de Valmir Schatz, da VS Soluções Agropecuárias, também foi importante e decisiva. “Ele tomou a frente e com sua experiência e conhecimento do mercado, realmente apontou as soluções”.

Mesmo diante da crise que a atividade leiteira passava, a família decidiu empreender na construção do free stall. Desmontou um chiqueirão, de 500 suínos em terminação, para dar lugar ao espaço de confinamento de vacas.

Além da VS Soluções Agropecuárias, foram muitas as empresas envolvidas na projeção e execução do empreendimento.

Vacas se adaptaram bem ao free stall

Após a festa da inauguração, dia 20 de julho, a família passou a lotar o espaço, inicialmente com 70 vacas em lactação.

Ivo se surpreendeu de como os animais se habituaram bem, principalmente nos colchões e sistema de alimentação. Já o novo sistema de ordenha foi estranhado e a adaptação foi um pouco mais difícil.

Agora faltam somente alguns ajustes na dieta da alimentação e, aos poucos, aumentar o plantel, o que será feito com novilhas da própria propriedade.

Para o futuro próximo, a família pretende ainda climatizar o free stall. 

Confira os registros da inauguração:

Artigos relacionados

Fique conectado

5,842FãsCurtir
338SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
- Patrocinador -spot_img

Leia também