23.5 C
Itapiranga
quinta-feira, abril 18, 2024
spot_img

Canafístula embeleza a região

Presente em grande escala na região, é uma grande árvore, que pode achegar a até 30 metros de altura, de uma copa ampla, repleta de flores amarelas e perfumadas, agrupadas em cachos. Sua belíssima floração cria tapetes de pétalas no chão e agrada aos olhos de quem a vê. Essa é a canafístula!

De acordo com o Agrônomo Pedro Baumgratz, mais do que embelezar e perfumar os locais, a canafístula possui um papel importantíssimo no equilíbrio térmico, produzindo oxigênio e fornecendo sombra, refúgio e alimento para diversos tipos de aves.

Baumgratz explica que, além de ser considerada uma árvore bonita e ter ampla floração amarela, a canafístula se caracteriza por ser uma leguminosa arbórea decorativa. “Ela absorve o nitrogênio do ar, que, via folha, vai para a raiz. Esse nitrogênio também pode ser trazido para o solo, ou seja, é uma árvore extremamente benéfica”, afirma Pedro.

O agrônomo comenta que, como a canafístula perde boa parte de suas folhas no inverno e faz ampla sombra no verão, ela permite o desenvolvimento da grama e vegetais embaixo dela.

Baumgratz explica também que canafístula pode ser usada na construção civil ou na fabricação de móveis, porém, plantada isolada, pode facilmente ocasionar rachaduras, o que deprecia muito a sua madeira.

Pedro afirma que, em sua bibliografia, não constam informações sobre a espessura da árvore. “Mas como conheço a canafístula de longa data, posso dizer que chega a ultrapassar um metro de espessura”.

O agrônomo comenta que “a canafístula é uma das árvores mais lindas que existem, principalmente nessa época do ano”, finaliza.

A árvore tem floração dos meses de dezembro a março.

Artigos relacionados

Fique conectado

5,339FãsCurtir
249SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
- Patrocinador -spot_img

Leia também