11.1 C
Itapiranga
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_img

18º Rodeio Crioulo Interestadual é um sucesso

O 18º Rodeio Crioulo Interestadual de Itapiranga-SC, 1ª edição a moda velha, aconteceu nos dias 11 e 12, na Estância Seu Chico, em Linha Laranjeira. Uma organização do CTG Portão do Oeste e Piquetes de laçadores de Itapiranga. Junto ao rodeio também foi realizado a modalidade de Tiro de Laço dos 25º JAIT, vencido por Eduardo Scain.

Conforme o coordenador, Diego da Silva, o Rodeio foi um sucesso. “A intenção foi realmente direcionar atrações para famílias e público em geral e este objetivo foi alcançado porque teve uma participação de mais de 3.500 pessoas nos 2 dias de evento, sábado e domingo. Isto para nós é um motivo de alegria, conseguir alcançar o objetivo”, disse Diego.

Um dos momentos mais marcantes do rodeio foi a oração da “Ave Maria”, no final da tarde de sábado, conduzido pelo narrador Elias Ribeiro, de São Carlos.

Diego explica que para esta oração já havia sido programado fazer uma homenagem ao Renan Walisson Bigaton. “Ele foi uma pessoa que estava sendo conhecida em Itapiranga quando deu início as atividades do Frigorífico Boi Nobre e infelizmente se envolveu em um acidente automobilístico (dia 29/02/2020) e veio a óbito. Eu inclusive estava em viagem e não consegui me despedir dele. Então eu tive um dever com a família, como a gente era muito amigo e surgiu esta oportunidade, de agradecer, apresentar o carinho que a gente tinha, não só eu, toda minha família e roda de amigos”.  

Por outro lado, Diego também argumenta que a primeira pessoa que ajudou a tomar a frente deste Rodeio, com apoio e patrocínio foi o pai do Renan, Gilberto, que é atualmente o administrador do Frigorífico Boi Nobre. “Então ele (Renan) parece que lá de cima conduziu para fazer e deixar a festa daquele brilho que foi, além das atrações que a gente teve com o Show de Raineri Spohr e o fandango com o grupo Tchê Bailaço”.

Outro lembrado na oração da Ave Maria foi o Médico Veterinário, Hélio Valdir Viero Bortoluzzi, que faleceu há poucos dias, dia 25 de janeiro. Diego explica que Hélio foi um baluarte da tradição nativista, um dos fundadores do CTG Portão do Oeste, inclusive sendo ex-patrão.

Quanto as competições campeiras, Diego também faz uma avaliação positiva, com a presença de várias equipes de laçadores de diversos municípios da região. As competições foram de alto nível, com a presença de laçadores e narradores renomados. O gado também foi de qualidade, sendo obedecido o bem estar animal, inclusive acontecendo a troca de rebanho de sábado para domingo. “Tudo ocorreu muito bem”, avalia Diego.

Em nome dos organizadores, Diego agradece os patrocinadores, a prefeitura de Itapiranga pelo convênio de R$ 40 mil, enfim todos os parceiros, voluntários, laçadores, boiadeiros e o grande público que se fez presente, fazendo do 18º Rodeio Crioulo Interestadual de Itapiranga-SC, um grande sucesso. “Muito obrigado a todos e fica aqui o convite desde já, para a 19ª edição e a 2ª edição do rodeio a moda velha, em 2024!”

Homenagem a Renan Walisson Bigaton

Artigos relacionados

Fique conectado

5,339FãsCurtir
249SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
- Patrocinador -spot_img

Leia também