11.1 C
Itapiranga
domingo, julho 20, 2025
ALESC

Empresários de Tunápolis conquistam mercado nacional e internacional

E se eu lhe dissesse que na hora de pagar a sua fatura/boleto de internet, telefonia, plano de TV, de saúde ou até mesmo de energia, existe outra empresa por trás das cortinas que torna esse pagamento possível? E se eu lhe dissesse que essa empresa está presente, atualmente, em mais de 50 países, atendendo mais de 300 outras empresas e facilitando a vida de mais de 30 milhões de pessoas? E se eu lhe dissesse que parte desse minucioso trabalho parte de Tunápolis?

O jovem casal, Adriane Hahn, tunapolitana de berço, e Lucas Zardo, se tornaram, em 2023, sócios da Bemobi, uma empresa multinacional, com sede no Brasil e mais de 15 anos de história.

Lucas explica que em 2020 o casal deu início a um projeto próprio, com a fundação da 7AZ, uma empresa especializada em prover soluções de pagamento, especialmente a provedores de internet Brasil afora. Em 2023, Lucas e Adriane venderam 51% da 7AZ para a Bemobi e, assim, expandiram estrondosamente a sua área de atuação.

Mas afinal de contas, quem é a Bemobi? Trata-se de uma empresa que tem por objetivo automatizar pagamentos, ou seja, fazer com que as empresas tenham o máximo de facilidade possível na hora de receber o dinheiro de seus clientes, bem como fazer com que o cliente tenha o máximo possível de facilidade e comodidade para efetuar seus pagamentos, através do desenvolvimento de diversos softwares (mecanismos tecnológicos) que venham ao encontro deste objetivo.

Conforme Lucas, até um passado recente, a forma mais famosa e tradicional de fazer qualquer pagamento era via a emissão de um boleto. Com a chegada do pix, essa realidade mudou completamente. “O primeiro pagamento de uma fatura de serviço no Brasil via chave pix foi nós que fizemos, lá no mês de dezembro de 2020. Ou seja, a Bemobi criou o mecanismo necessário para que as empresas pudessem passar a receber através de uma chave pix. De lá para cá o pix se tornou, digamos assim, uma espinha dorsal de tudo o que fazemos. Mesmo assim, algumas coisas seguem atreladas a outros mecanismos, a exemplo do cartão de crédito, que também teve um crescimento exponencial de seu uso no Brasil, além de continuar a questão de débito em conta”.

Zardo comenta que se for fácil e rápido para o cliente fazer qualquer pagamento, seja via pix, débito automático ou pagamento mensal no cartão de crédito, isso torna a vida desse cliente mais fácil, facilitando a sua relação com a empresa que lhe provém o serviço por ele utilizado. “As empresas, que são as nossas clientes, utilizam os nossos produtos (softwares), mas a nossa marca nunca aparece, porque trabalhamos por de trás das cortinas, digamos assim, para que o ‘espetáculo’ possa acontecer. Então, quando o cidadão for pagar qualquer fatura, seja da operadora de celular ou da concessionária de energia, por exemplo, ele estará usando a Bemobi. Inclusive as instituições financeiras, a exemplo, do Sicoob, Sicredi, Banco do Brasil e outros, e até mesmo o Unimed, são também nossos parceiros”.

Desde quinta-feira, dia 6, 10 colaboradores da Bemobi, de diversos estados brasileiros, estão reunidos em Tunápolis, junto a uma sala da Associação Comercial (AEST), para desenvolver um novo produto. “Nós temos 800 colaboradores, distribuídos em vários países, inclusive na região da Europa, que trabalham para a Bemobi de forma 100% remota (de suas casas). Há algum tempo tínhamos pensado na ideia de utilizar a IA (Inteligência Artificial) nos processos de pagamentos. Sendo assim, conseguimos criar uma ideia de um produto que permita pagarmos nossas contas pelo whatsapp e quarta-feira, dia 12, finalizamos a criação deste produto. Foram 7 dias isolados em uma sala, concentrados, de forma muito árdua, no desenvolvimento deste novo ‘produto’, que agora passaremos a apresentar para empresas de diversos países do mundo”.

Zardo explica que com esse novo “produto”, o cliente poderá chamar a concessionária de energia, internet, telefonia ou outra, através do WhatsApp, seja de forma escrita ou por áudio, solicitando a sua fatura. Aquela conta do WhatsApp vai entender o que o cliente quer e fornecer a ele o PDF da fatura ou o link para o pagamento. “Tudo isso através da Inteligência Artificial. Ou seja, a partir de hoje, Tunápolis passa a ser um exportador de Inteligência Artificial (IA) para todo o Brasil e o mundo, afinal de contas, o whatsapp está no bolso de todos”.

Lucas destaca ainda que quanto mais formas de pagar, melhor, mas somente isso não basta. “Precisam ser formas mais fáceis também de serem usadas pelo cidadão, indiferente da classe social que ele pertença. Eu sempre afirmo que não adianta termos formas modernas, digitais de pagamento, se meu pai, que é um pequeno agricultor aposentado, não saiba usar porque seu celular é simples. Se ele não conseguir usar esses mecanismos de pagamento, é porque o brasileiro médio, por exemplo, também não está conseguindo usar. Então sempre uso meu pai como referência para nossa equipe de colaboradores”.

Lucas finaliza falando da novidade que o Banco Central irá lançar: o pix automático, uma modalidade de pagamento que permite agendar pagamentos recorrentes de forma automática. Ou seja, será uma versão mais moderna do débito em conta.  “Nossa empresa vai prover aos nossos parceiros um software para que o pix automático de fato funcione”. A previsão é que entre em funcionamento em julho deste ano.

Matéria publicada na edição 976 de 13 de fevereiro de 2025.

Artigos relacionados

Fique conectado

6,191FãsCurtir
2,509SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
- Patrocinador -spot_img

Leia também