19.9 C
Itapiranga
sexta-feira, maio 24, 2024
spot_img

Salão Vogt é palco da 3ª Festa da Família Welchen

No dia 28 de janeiro aconteceu no Salão Vogt, em Iporã do Oeste a Festa da Família Welchen. Esta foi a 3ª edição. A 1ª festa aconteceu na Linha Jaboticaba, São João do Oeste e a 2ª edição foi realizada na Linha São José, Tunápolis.

Tudo começa com JACOB WELCHEN, nascido por volta de 1780 em Trarbach Rheinland, Alemanha. Este, teve três filhos: Peter, Catarina e Ana Maria Welchen.

PETER WELCHEN, nascido em 14/07/1844, veio ao Brasil, por volta de 1830. Casou-se com Apollonia Mendel em 05/02/1874. Tinham seis filhos: Ana Maria, Elizabeth, Luiza, Bernardo, José e João Welchen.

Relembrando que, os parentes em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e da Argentina, todos são descendentes de PETER WELCHEN.

Na Argentina foi morar José Welchen, casado com Ana Maria Lermen e tiveram seis filhos: Otília Maria, Teresa, Ignácio, Aloísio, Benno e Maria Salomé Welchen.

Segundo o livro de Roberto Dillenburg Heberle escrito em 2008, sobre a família Franzen, ele constatou que Gertrudes Franzen era casada com PETER WELCHEN e ainda consta no livro que dois ou três Welchen não teriam desembarcado no Brasil e foram até a Argentina e acabaram formando família lá e consta que surgiram sobrenomes diferentes: WELSHEN com “s”; VELCHE; WELCHE; WELSC. Contudo, todos apresentam algum grau de parentesco.

Em Sede Capela, Itapiranga- SC, veio morar BERNARDO WELCHEN, casado com BÁRBARA MATHILDE ROCKENBACH e tiveram nove filhos: Alfonso, Ernesto, Gabriel, Raymundo, Eligius, Rosa, Olinda, Josefina e Leonilda.

JOÃO WELCHEN, casou-se – se com uma mulher com o sobrenome de SCHUH e tiveram seis filhos: Miguel, Osvino, Leopoldo, Eliza, Sebila e Alzira Welchen.

A maioria presentes na festa são descendentes desses três: JOSÉ, JOÃO e BERNARDO.

A próxima edição da festa está marcada para acontecer dia 26 de janeiro de 2025, na Linha Vale Pio, São João do Oeste.

Artigos relacionados

Fique conectado

5,374FãsCurtir
278SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
- Patrocinador -spot_img

Leia também