29.4 C
Itapiranga
sexta-feira, abril 12, 2024
spot_img

Em 10 dias Itapiranga vive a 2ª cheia do Rio Uruguai

Dia 08 de outubro a cheia do Rio Uruguai atingiu a cota de 11,70 metros. 10 dias depois, nesta quarta-feira, 18, em nova cheia, o rio atingiu um nível ainda maior, o pico de 12, 14 metros, às 8h. A partir dali estabilizou e começou a baixar.

Às 17h30 desta terça-feira, 17, a Defesa Civil se reuniu no quartel do Corpo de Bombeiros para avaliar a situação da elevação do nível do Rio Uruguai e traçar uma estratégia de ação. Durante a reunião o nível do rio, às 18h, atingiu a marca de 9,30 m, apresentando aumento de 32 cm na última hora.

Baseado neste nível, nos volumes de chuva que vinha caindo na região e principalmente acompanhando a vazão da hidrelétrica Foz do Chapecó e Rio Chapecó, a conclusão foi de que o nível iria atingir a cota de 12 metros, em Itapiranga. Foram alertados os proprietários de residências e estabelecimentos até a cota 12 metros para que evacuassem os imóveis, ainda na mesma noite. E os proprietários de imóveis da cota de 12 a 13 metros foram orientados a acompanharam as atualizações da Defesa Civil.

A Barca suspendeu a travessia ainda durante a tarde de terça-feira, 17.

Às 8h30, desta quarta-feira, 18, nova reunião de avaliação aconteceu no quartel do Corpo de Bombeiros. Naquela hora o rio já dava sinais de estabilização e justo durante a reunião às 9h o nível do rio mostrou estabilidade, exatamente o mesmo nível de 12,14 metros atingidos há uma hora. Foi um alívio para o grupo reunido e a sensação, de até ali, de dever cumprido dentro da expectativa da cota de 12 metros. Mas, mesmo com o rio baixando o monitoramento continuava, temendo uma eventual nova elevação do nível, uma vez que a chuva persiste.

Com a cheia, as pontes da estrada beira rio ficaram submersas, inclusive a pontes do Rio Macaco Branco, de Linha Laranjeira e Linha Beleza. A Avenida Uruguai também foi interditada em ambos os sentidos, entre a praça do Pioneiros e porto da AARUI. Na praça do Imigrante o rio também atingiu a avenida.

No município também foram registrados vários desmoronamentos, entupimento de bueiros e muitas estradas danificadas.

Obs. Fotos feitas na manhã do dia de hoje, (18/10/23).
O nível do Rio Uruguai às 17h do mesmo dia está com 11,40m.
Diminuição de 10cm na última hora.

Artigos relacionados

Fique conectado

5,337FãsCurtir
247SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
- Patrocinador -spot_img

Leia também