19.9 C
Itapiranga
sexta-feira, maio 24, 2024
spot_img

Ex-técnicos da Seara se reencontram no Centro Histórico Germânico Itapiranga

O dia, 23 de setembro de 2023, entra na história para um grupo de Técnicos Agrícolas que atuaram na integração de suínos na Seara Alimentos, de Itapiranga. Se reencontraram técnicos que iniciaram suas atividades na Seara já antes de 1990, outros nos anos 90 e alguns nos anos 2.000. Uns trabalharam por mais tempo, outros menos, mas todos viveram uma grande experiência na empresa.

A grande maioria presente no encontro foram, pelo menos por um período, supervisionados pelo Técnico Inácio Oswald, considerado um grande mestre por todos.

“Em 1970 Inácio viaja a estudo de três anos para a Alemanha e a família encerra as atividades na criação de porcos. Em 1973 retorna ao Brasil e no ano seguinte inicia suas atividades profissionais na Sociedade Anônima Frigorífico Itapiranga (SAFRITA – hoje Seara Alimentos/JBS), passando a desenvolver diversas funções até seu desligamento da empresa no início de 1999”, assim José Heckler escreveu na edição passada, no Especial: Porcos ou Suínos – História e Fatos. 

Heckler conta que “em 26 de março de 2018, Oswald iniciou a construção do Centro Histórico Germânico Itapiranga, um grande sonho, com a intenção de resgatar, homenagear e valorizar os imigrantes e os valores culturais germânicos.

O Centro Histórico foi inaugurado em 7 de maio de 2021 e, em seguida o Museu do Suíno, deixando assim um legado que preza pela cooperação, valorização da história, do patrimônio cultural e da prática da suinocultura na região.”

Como o tempo de encontro foi curto e o principal objetivo era se reencontrar, não foi possível uma maior visitação, por parte dos técnicos presentes, ao centro histórico em si, se resumindo a somente uma breve visita ao Museu do Suíno.

Artigos relacionados

Fique conectado

5,374FãsCurtir
278SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
- Patrocinador -spot_img

Leia também