20.8 C
Itapiranga
sexta-feira, maio 24, 2024
spot_img

MOVIMENTO DE MULHERES CAMPONESAS

“Fortalecer a luta em defesa da vida, todos os dias”

A história de luta e organização das mulheres trabalhadoras vem se construindo e fortalecendo junto com a história da humanidade. Basta olharmos o que foram as guerras, a constituição dos povos, a participação das trabalhadoras e trabalhadores na sociedade, a conquista de direitos básicos das pessoas.

Com 40 anos de história, o Movimento de Mulheres Camponesas do Brasil (MMC) é uma organização social composta por mulheres do campo e está organizado em 16 estados do país.

As principais ações desenvolvidas pelo movimento possibilitaram conquistar o reconhecimento da profissão de trabalhadora rural, o acesso à documentação para as agricultoras, o direito à aposentadoria aos 55 anos mulheres e para os homens aos 60, o salário maternidade, auxílio doença, o Sistema Único de Saúde (SUS), o acesso à educação, o direito de pronunciar a palavra. “Essas são algumas entre tantas outras conquistas que tem um significado de dignidade e emancipação para inúmeras mulheres camponesas nesse país”, afirma Noeli Welter Taborda, de Tunápolis, integrante da Direção Nacional do MMC.

Suelen Dapper/ Jornal Expressão

Artigos relacionados

Fique conectado

5,363FãsCurtir
276SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
- Patrocinador -spot_img

Leia também