12.6 C
Itapiranga
domingo, julho 14, 2024
spot_img

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Uma das primeiras impressoras 3D multimaterial e multicor do Brasil está em Tunápolis

Trazer novidades para sua empresa está na cabeça de todos os empresários, afinal, uma novidade é vista como um excelente caminho para os negócios, podendo alavancar o faturamento do empreendimento.

A empresa ASX Drones de Tunápolis, adquiriu nas últimas semanas uma impressora 3D multimaterial e multicor. De acordo com o sócio proprietário da empresa, Guilherme Lucas Scherer, a impressora é da fabricante Bambu Lab, modelo X1-Carbon. Scherer afirma que o equipamento é um dos primeiros do mundo a possuir capacidade para imprimir um mesmo projeto, variando o tipo de material utilizado e sua coloração. “Além de ser multimaterial e multicor, a velocidade da impressão chega a ser 10 vezes superior a uma impressora de entrada do mercado, o que dá agilidade nas impressões. O volume de impressão é de 256x256x256mm³. A impressora permite projetar, redimensionar, rotacionar e preparar os objetos em software próprio, onde são realizados todos os ajustes para garantir a qualidade da impressão”, explica.

A impressão pode ser acompanhada de qualquer lugar por acesso remoto, permitindo visualizar o andamento da impressão, realizar ajustes de temperatura de bico, mesa da impressão, velocidades de ventoinhas de refrigeração, etc.

O novo equipamento também possui um sistema automático de detecção de falhas, que permite com que a impressão seja pausada automaticamente caso alguma falha ocorra durante a impressão. “Um sensor faz a leitura da primeira camada de impressão a fim de garantir a correta fixação do objeto na mesa, além de realizar a calibração automática do fluxo de extrusão do material. A impressora também possui nivelamento automático da mesa de impressão, calibrações de fluxo e de ressonância, trilho de carbono, extrusora com aquecimento até os 300°C, além de inúmeros outros conjuntos de sensores e de inteligência artificial que garantem a qualidade da impressão”, afirma Guilherme.

O equipamento é importado da China, bem como os drones comercializados pela empresa. “A China é referência em desenvolvimento de tecnologia no mundo todo. Esta impressora é uma das primeiras impressoras multimaterial e multicor aqui no Brasil”, destaca.

De acordo com Scherer, desde que se desenvolva ou se tenha um projeto em 3D de qualquer item ou objeto, a impressora possui a capacidade de realizar a impressão. “A impressora foi adquirida com o objetivo de atender vários segmentos do mercado, além da produção de peças e acessórios para Drones na nossa empresa. Entre os outros ramos onde a impressora pode ser utilizada podem ser citados: Logotipos em 3D, chaveiros, esculturas, miniaturas, itens de decoração, peças de reposição, prototipagem, projetos de engenharia e arquitetura, odontologia, modelos educacionais, suportes para smartphones, tablets, controle e outros”.

O tempo de impressão varia muito conforme o tamanho do objeto, a resolução de impressão, a quantidade de preenchimento, o tipo de material e cor. “As impressões coloridas necessitam um tempo de impressão significativamente superior à de uma impressão em uma cor somente, devido a limpeza do bico e a troca do filamento. As impressões podem levar de alguns minutos até mais de um dia inteiro para serem finalizadas”, afirma.

Como funciona a impressora 3D

De acordo com Guilherme, as impressoras mais comuns são do tipo FDM (Fused Deposition Modeling). “Neste tipo de impressora a máquina basicamente empurra e derrete o material através de um bico aquecido, depositando o material em camadas consecutivas até finalizar a impressão. O material vem em rolos, geralmente de 0,5 e 1Kg, com inúmeras possibilidades de cores e tipos de material”. O planejamento da impressão é realizado todo em software de computador onde posteriormente é enviado para a impressora para realizar a impressão.

Como já citado, a impressora possui a capacidade de imprimir vários tipos de material. Os materiais mais comuns na impressão 3D são o PLA e o ABS, porém a impressora ainda permite impressões com outros tipos de material, como por exemplo: PETG, TPU, ASA, PVA, PET, PA, PC, além de polímeros com fibra de carbono e fibra de vidro. Alguns materiais exigem um controle de temperatura ambiente, sendo este o motivo pelo qual a impressora possui estrutura totalmente fechada.

Scherer explica que o custo de uma impressão varia principalmente em função do tipo de material, da quantidade de material utilizado e do tempo de impressão. “Mas geralmente os valores das impressões ficam entre os R$50,00 e R$200,00, podendo custar mais ou menos em função dos fatores citados”.

Além da impressora adquirida nas últimas semanas, a ASX Drones disponibiliza de outro equipamento que realiza impressão 3D. “Já estudo e acompanho o ramo da impressão 3D há alguns meses e já disponibilizamos outra impressora há mais tempo. Esta primeira impressora possui características mais básicas, mas que permite realizar impressões com alto nível de qualidade e detalhamento. O que limitava muito o rendimento operacional nas impressões era a velocidade de impressão destas impressoras mais simples. Como não consegui atender a demanda que surgiu, precisei investir em uma nova máquina”, enfatiza.

ASX Drones

A ASX Drones é a primeira empresa especializada em drones do oeste catarinense. Atualmente a empresa recebe clientes de todos país para realizar entregas de equipamentos, bem como realizar cursos e treinamentos. “Neste ramo somos referência no país. O meu objetivo e o objetivo da nossa empresa sempre foram de trazer tecnologia de ponta para a nossa região, e possibilitar de que todos da região tenham acesso a essas tecnologias. A impressão 3D, assim como os drones, são tecnologias que cada dia mais estão inseridas na comunidade, contribuindo de várias formas e em vários setores. Faz parte do nosso compromisso como jovens e empreendedores inovar, permitir e influenciar o desenvolvimento tecnológico da nossa região. Isso que nos motiva a trazer tecnologia para cá”, finaliza.

Os trabalhos podem ser acompanhados pelas redes sociais da empresa no Instagram: asx_impressao3d, asx_drones e asx_agrodrone. Mais informações através do fone/WhatsApp (49) 99909-8475.

Por Suelen Dapper/ Jornal Expressão

Objetos decorativos
impressoras 3D multimaterial e multicor

Artigos relacionados

Fique conectado

5,753FãsCurtir
310SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
- Patrocinador -spot_img

Leia também