17.3 C
Itapiranga
sábado, junho 15, 2024
spot_img

Instituto Sicoob abre inscrições para a 12ª edição do Concurso Cultural 

Podem participar estudantes do 3º, 5º, 7º e 9º ano do ensino fundamental, regularmente matriculados nas redes de ensino público, privado e de cooperativas educacionais 

O Instituto Sicoob está com inscrições abertas para a 12ª edição do Concurso Cultural, que este ano terá como tema “Escola que coopera, faz um futuro melhor”. Podem participar estudantes do 3º, 5º, 7º e 9º ano do ensino fundamental, regularmente matriculados nas redes de ensino público, privado e de cooperativas educacionais. A ação teve início na segunda-feira, 10 de abril. 

A iniciativa é norteada pelo quinto princípio do cooperativismo, cujos pilares são a educação, a formação e a informação, tanto de cooperados como da sociedade em geral. O objetivo é disseminar conhecimento, apoiado em ações indutoras do setor cooperativista que podem ser incluídas no cotidiano da sala de aula. 

Com as inscrições abertas até nove de junho, as cooperativas do Sicoob podem convidar escolas da região para aderir ao programa de forma gratuita e no formato on-line. O link da inscrição será disponibilizado pela cooperativa. 

“O cooperativismo tem potencial para ocupar lugar de destaque no processo educativo escolar, uma vez que propõe interações pautadas no trabalho colaborativo. E é exatamente o que procuramos trazer durante o Concurso Cultural. Nesta edição, nossa expectativa é continuar fomentando a cultura e fortalecendo o cooperativismo financeiro”, comenta Simplício Meurer, presidente do Sicoob Creditapiranga. 

Em 2022, a cooperativa teve a participação de 22 escolas da sua área de ação em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, contemplando mais de 1.300 estudantes dos 3°, 5°, 7° e 9° anos do Ensino Fundamental. A expectativa é de crescimento para 2023. 

O Concurso tem duração de sete meses. Os alunos mais novos poderão expressar seus aprendizados por meio de desenhos, enquanto os mais velhos irão produzir crônicas, poemas e tiras em quadrinhos (a depender do grau escolar). 

Após uma série de avaliações, as premiações ocorrerão em três etapas: 

–   Premiação local: 12 alunos (três de cada categoria) receberão um kit; 

–   Premiação regional: quatro alunos (um de cada categoria) receberão um tablet e quatro professores ganharão pontos Coopera; 

–   Premiação nacional: quatro alunos (um de cada categoria) levarão pra casa um notebook, quatro professores também ganharão pontos Coopera e as quatro instituições de ensino ganharão dois equipamentos novos: data show e caixa de som. 

Coopera 

O Coopera é o marketplace e programa de fidelidade do Sicoob. É possível encontrar diversos produtos, promoções, ofertas e descontos no aplicativo. Para se cadastrar na plataforma, basta acessar o site ou baixar o aplicativo, disponível na Apple Store ou no Google Play. 

Artigos relacionados

Fique conectado

5,645FãsCurtir
300SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
- Patrocinador -spot_img

Leia também