19.9 C
Itapiranga
sexta-feira, maio 24, 2024
spot_img

Abastecimento de grãos preocupa Santa Catarina e Mato Grosso do Sul

Os estados de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul têm preocupações em comum e que afetam diretamente a economia. Segundo dados levantados pela Facisc, o consumo de grãos para abastecer o agronegócio mantém um crescimento constante, e alcançou 7,8 milhões de toneladas em 2022. Na contramão desse cenário, a oferta de milho em Santa Catarina é de 2,2 milhões de toneladas, o menor volume dos últimos anos.

O déficit é atendido pelas importações interestaduais, principalmente do Mato Grosso do Sul e Paraná, bem como pela importação de países como Paraguai e Argentina. Por conta deste cenário, o presidente da Federação, Sérgio Rodrigues Alves e a senadora Tereza Cristina (PP/MS) estiveram reunidos esta semana em Brasília para debater este assunto e outros de interesse mútuo dos estados.

Para Sérgio Rodrigues Alves, os dois estados se interdependem e se complementam tanto pela produção como pela produção da proteína.

Uma das alternativas que foi evidenciada pela senadora e pelo presidente foi a Ferroeste, importante corredor que para trazer os grãos do Mato Grosso do Sul à Santa Catarina. “Construção da Ferroeste ajuda a baratear o transporte”, destacou Alves.

Além de exportar a produção para outros estados brasileiros, o Mato Grosso do Sul não tem saída para o mar e precisa de uma integração logística com os estados litorâneos para o acesso ao mercado internacional. “A competitividade do Mato Grosso do Sul decorre, necessariamente, da redução dos custos de transporte”, destaca a senadora.

Estiveram reunidos está semana em Brasília para debater este e outros assuntos de interesse mútuo dos estados.

Entre outros temas discutidos estiveram os licenciamentos ambientais, e um convite à senadora para prestigiar o encontro das mulheres presidentes de Associações Empresariais que acontecerá no dia 17 de agosto na Facisc.

Foto: Divulgação / FACISC

Artigos relacionados

Fique conectado

5,374FãsCurtir
278SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
- Patrocinador -spot_img

Leia também