18.2 C
Itapiranga
segunda-feira, junho 17, 2024
spot_img

Escola de São Lourenço instala curso Técnico de Zootecnia

O dia 30 de março de 2023 vai para a história da EEB São Lourenço, interior de Iporã do Oeste, com a realização do ato oficial de implantação do curso Técnico de Zootecnia.

O ato aconteceu com início de 13h30 na sede da escola, com a presença do vice-prefeito Valmor Reis, do coordenador da CRE de Itapiranga, Inácio Rohden, servidores da CRE, demais autoridades, comunidade escolar e a palestrante Dra. Patrícia Diniz Ebling.

O diretor da escola EEB São Lourenço, Wagner Ferrari, após os cumprimentos, deixou a seguinte mensagem aos presentes:

“Um momento como este, impar é fruto de um trabalho articulado, entre a escola, família e com o total respaldo e apoio da Coordenadoria Regional de Educação (CRE de Itapiranga).

Iniciamos as tratativas ainda em 2021, quando na época o Sr. Vilson Von Borstel, coordenador regional de educação, intermediou o contato com a Secretaria de Estado da Educação junto ao setor da educação do campo, em que pudemos expor nosso projeto de reorganização curricular.

À época também participamos de diversas reuniões técnicas com a Helena e o Sadi, profissionais que estavam à frente da pasta da educação do campo na SED e que prontamente nos atenderam.

Reunimos a comunidade escolar para explicar os modelos de trabalhos e com a aprovação da mesma iniciamos a elaboração do projeto técnico para a implantação da educação do campo na modalidade da pedagogia da alternância.

Neste período contamos com a coordenadoria nos dando suporte aos mais diversos desafios, e assim todos vencidos, iniciamos 2022 com a implantação do modelo atual de trabalho tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio.

O ano de 2022 foi muito desafiador, afinal estávamos iniciando um novo caminho, mas que com muito trabalho e dedicação da nossa equipe de professores, vencemos e chegamos ao final do ano letivo com a sensação do dever cumprido.

Ainda em 2022 nos deparamos com novas possibilidades de organização curricular, surgindo novas demandas de formação aos nossos estudantes, ali nascia a ideia do projeto do curso técnico.

Nos deparamos com um novo desafio, qual curso oferecer? Um que não conflitasse com a casa familiar Instituição já consolidada e outro que atendesse a demanda da comunidade escolar, diante disso a Zootecnia foi a área escolhida, pois nas suas premissas foca a produção animal e vegetal, que vem de encontro com perfil da nossa comunidade escolar.

Novamente com o apoio da coordenadoria e da secretaria de estado da educação iniciamos a elaboração do projeto técnico, construído literalmente do zero, desafiou a todos, porém contamos com o apoio do Prof. Eloi Tessing que com sua expertise nos indicou os caminhos e as pessoas a serem contactadas para consolidação deste projeto.

Novamente tratativas com a SED, reuniões, documentos, legislação, mas com muito trabalho vencemos cada etapa, encaminhamos toda documentação para a SED que remeteu ao Conselho Estadual de Educação, que na sessão Plenária do dia 06/12/2022 através do parecer 397 autorizou o funcionamento do curso Técnico em Zootecnia a partir deste ano letivo.

Neste ano buscamos ampliar nossas parcerias, construímos conversas com sindicato dos trabalhadores da agricultura familiar, com o escritório local da Epagri, Icasa, secretaria da Agricultura, cooperativas, enfim, nos aproximamos das entidades que fazem parte da estrutura agropecuária do nosso município, além de iniciarmos um inventário da comunidade escolar para conhecer com mais detalhes a realidade de cada família”.

Dizendo isto, Ferrari convidou o presidente da APP, Vanderlei Librelotto e a aluna, representante da 1ª turma do curso técnico, Alana Seider, para realizarem o descerramento da placa que instala oficialmente o CURSO TÉCNICO EM ZOOTECNIA, na Escola de Educação Básica São Lourenço.

Direção e professores da EEB São Lourenço e integrantes da CRE

Artigos relacionados

Fique conectado

5,669FãsCurtir
302SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
- Patrocinador -spot_img

Leia também