7.5 C
Itapiranga
domingo, maio 26, 2024
spot_img

Dia de Campo tem como foco o cultivo do BRS Capiaçú

Na tarde desta terça-feira, dia 28, a Epagri, em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura de Iporã do Oeste, realizou o Dia de Campo, voltado ao Cultivo do BRS Capiaçú, um clone de capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum) de propagação vegetativa, que possui destaque por sua alta produtividade e pelo valor nutritivo da forragem, quando comparada a outras cultivares de capim-elefante.

Destinado a agricultores do município, bem como também para estudantes da Casa Familiar Rural e do Curso de Zootecnia do CIER, de Linha Esperança, o objetivo foi abordar sobre as características, manejo e uso na Pecuária deste BRS Capiaçí, como uma boa alternativa para atender as demandas de uso para o trato do gado leiteiro, tanto por sua adaptabilidade em nossa região como também por todas a vantagens que este alimento tem.

O momento aconteceu junto à propriedade de Inácio Heck e Jair Heck, localizada na Linha Faic. Na oportunidade, foram elaboradas três estações, onde na primeira foram abordados temas como implantação, manejo, adubação e produtividade do BRS Capiaçú. Na Estação 02, foi apresentado aos participantes sobre a qualidade bromatológica, cursos e uso na pecuária de leite. E por fim, na terceira estação, foi feita a demonstração da colheita e a avaliação do material colhido para a ensilagem.

Conforme explica o extensionistas do Escritório Local da Epagri, Aleisson Ludtke, há aproximadamente um ano e meio a Epagri tem acompanhado os trabalhos realizados na propriedade da família Heck, que vem desenvolvendo um grande potencial na utilização do BRS Capiaçú. “Os proprietários utilizam esse capim na criação de terneiras, novilhas, na pecuária de corte através da engorda de alguns terneiros. Estamos avaliando já há aproximadamente um ano e meio acompanhando essa área, avaliando o capim, vendo a sua potencialidade. Assim, entendemos que seria uma possibilidade para um bom número de propriedades aqui da região”, conclui.

default

Artigos relacionados

Fique conectado

5,377FãsCurtir
285SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
- Patrocinador -spot_img

Leia também