sábado, outubro 8, 2022
No menu items!

Família rural produz leite e ovos

Leia também

Um exemplo, um tanto raro, da vida de colono nato, é a realidade da família Follmann, de Linha São Ludgero, interior de Itapiranga, que produz leite e ovos.

Esta reportagem não tem o objetivo de ensinar como funciona uma produção de ovos e leite e sim divulgar o que a família Follmann produz no campo, neste Especial do Dia do Colono e do Motorista comemorado, dia 25 de julho. 

A produção de leite não é nenhuma novidade na região, uma vez que é a atividade socialmente mais importante, por envolver muitas propriedades, já a produção comercial de ovos é bastante rara na região e é o carro chefe da propriedade da família Follmann, através da Granja Viva Bem. Por isso o enfoco maior para esta atividade, nesta matéria.  

Aloisio Ernani e sua esposa Maria Noeli Heberle Follmann adquiriram a propriedade, em 1984, pelo Crédito Fundiário. Possuem três filhos: Diogo Davi, Tânia Mara e Thomas Otto. Tânia Mara mora em Angelina, litoral catarinense. É produtora de produtos orgânicos que são comercializados na capital de SC. Thomas Otto, reside em Jundiaí, SP. É empresário no ramo de energia solar. Já Diogo Davi, Engenheiro Agrônomo, formado pela UDESC, de Lajes, retornou a propriedade dos pais. Sua esposa é Marta Malheiro, com qual tem o filho Luís Gustavo, de 2 anos.

Além da mão de obra familiar contam ainda com duas colaboradoras. A propriedade tem 18 hectares. Alugam mais 45 hectares, mantendo 50 hectares de lavoura, para a produção de cereais, como milho, trigo e sorgo. Ainda produz milho e sorgo para silagem e pastagem de inverno para as vacas. Dependendo do ano também plantam soja.

Para a produção agrícola a família conta com maquinário próprio, só as colheitas são terceirizadas, tanto cereais como a forragem.

Possui 2 silos secadores a ar, com capacidade total de 5 mil sacas e mais um silo metálico de armazenagem. Toda produção de milho, trigo e sorgo é usada para a fabricação de ração para as aves e vacas de leite. Milho sempre tem armazenado, já trigo (cultura de inverno) e sorgo (cultura de verão) é conforme a época. Para a fabricação da ração a propriedade só precisa adquirir alguns ingredientes como o farelo de soja e o núcleo (premix). Todo o sistema de moagem dos cereais e fabricação de ração e automatizado e para locomover a ração nos silos de alimentação, possui uma carreta graneleira.

Enfim toda a produção da lavoura, exceto a soja, quando é plantada, tudo é armazenado na propriedade e transformado em leite e ovos.

A safra 2021/2022 foi atípica por causa da forte estiagem, forçando a família a comprar milho, mas em anos normais a propriedade é autossuficiente na produção de cereais, chegando até a plantar soja para comercialização.  

Produção de ovos da Granja Viva Bem

A granja da família Follmann denominada de Granja Viva Bem, com certificação pelo SIE – Serviço de Inspeção Estadual, mantém em média 9,5 mil aves alojadas, entre pintinhos e galinhas adultas. Os lotes de pintinhos, de um dia, são adquiridos em São Paulo. A produção de ovos começa quando as aves atingem entre 18 a 20 semanas de idade e com 75 a 80 semanas de idade, as galinhas são descartadas.

Sempre tem umas 6 a 6,5 mil galinhas em produção. A produção média é de 5.100 a 5.300 ovos por dia. Uma eficiência média de 85%, ou seja, 100 galinhas põem, em média, 85 ovos. Lembrando que as galinhas mais novas são mais produtivas que as mais velhas.

A comercialização dos ovos poderia acontecer em todo o estado de SC, pois a granja conta com o SIE, mas na prática, a comercialização direta, nos supermercados, padarias, restaurantes, escolas e outros estabelecimentos acontece nos municípios de Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis e Iporã do Oeste. As entregas acontecem nas terças e quintas-feiras e aí entra o serviço do Motorista da Van, Seu Aloisio Ernani. Afinal ele é Colono e Motorista. Ajuda a produzir e faz as entregas da produção.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Últimas postagens

Tunápolis prepara 3° Seminário Regional de Experiências em Atendimentos na Saúde Mental

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado no dia 10 de outubro, a Unidade de Saúde Mental...
- Advertisement -spot_img

Mais artigos relacionados

- Advertisement -spot_img