A Semana Farroupilha, comemorada de 13 a 20 de setembro, é um evento festivo da cultura gaúcha que homenageia os líderes da Revolução Farroupilha. Para comemorar a data, os tradicionalistas do município organizaram uma ampla programação, que ocorre durante esta semana.

Nos dias 11 e 12 de setembro aconteceu a Cavalgada Municipal. O roteiro iniciou no sábado (11), com saída às 08h em direção a comunidade de Raigão Alto até a comunidade de Raigão Baixo, onde foi realizado o almoço. O pernoite, com janta, foi realizado na Comunidade da Linha Bonita. No domingo aconteceu o retorno da comunidade de Linha Bonita até o CTG Última Porteira.

No domingo, dia 12, também foi realizada a abertura oficial da Semana Farroupilha. O evento foi realizado no Centro de Tradições Gaúchas do município, seguido de almoço comunitário e apresentações de danças da invernada artística.

Após o fim da cavalgada, o patrão do CTG Última Porteira de Tunápolis, Paulo Massing, fez o uso da palavra e afirmou que “Com muito orgulho realizamos novamente uma cavalgada municipal. Estamos vivendo um momento festivo, de tradicionalismo, que é a Semana Farroupilha. Agradeço a todos que participaram da cavalgada, que foi muito bonita por sinal e teve uma boa integração comunitária. Agradeço a todos que se dedicaram e estão se dedicando para a realização desta programação especial, que acontece durante a semana. Desejo a todos boas comemorações”.

O prefeito municipal, Marino Frey, também fez o uso da palavra e destacou a importância do movimento tradicionalista no município e parabenizou o CTG Última Porteira, bem como todos os tradicionalistas pela dedicação e empenho por preservar e manter viva a cultura gaúcha no município de Tunápolis.

Após, o patrão do CTG Última Porteira de Tunápolis, Paulo Massing, o patrão da Invernada Campeira, Edison Bieger, e o patrão da Invernada Artística, Lenoir Scherer, declararam oficialmente aberta a Semana Farroupilha 2021 no município de Tunápolis.

Nos dias 13,15,17 e 20 acontece o Acampamento Farroupilha na parte externa do galpão do CTG. No dia, 19, domingo, terá almoço no CTG às 12h. Venda de Fichas com os membros da Patronagem. Encerramento acontece no dia 20/09 com acampamento Farroupilha.O galpão estará aberto com a copa e para uso de sanitários, porém o CTG não estará fazendo o preparo das comidas, sendo assim cada grupo responsável pelo seu acampamento. No dia 20 ocorre o encerramento das atividades.