O curso de Medicina Veterinária da UCEFF esteve no sábado, 28/8, participando em parceria com a ONG Asanio da campanha de vacinação contra raiva em Iporã do Oeste. De acordo com o coordenador do curso, professor Ramiro Bonotto, a parceria com a ONG já é de longa data e conta com o apoio de acadêmicos do curso para realização da atividade.  “Aplicamos 105 doses na ação do último sábado”, destaca Ramiro. Na oportunidade, os tutores que apresentavam dúvidas sobre a saúde do seu animal de estimação puderam receber orientações gerais. Segundo o professor, atividades como essa são de grande importância, não apenas pela prevenção da raiva em cães e gatos, mas para estreitar a relação entre o meio acadêmico e a comunidade.

“A raiva é uma doença com altíssima taxa de mortalidade e, por se tratar de uma zoonose, a prevenção da doença em seres humanos passa obrigatoriamente pelo controle em animais”, lembra o coordenador Ramiro Bonotto.

A acadêmica do 8º semestre, Gabriela Bobato, disse que é gratificante poder ajudar de alguma forma a população e nossos pets. Ter um cão é ter amor e carinho infinito,  e por isso ressalto a importância da vacina, afinal ter um pet é também cuidar e protegê-los de doenças como a raiva. Cuidando da saúde deles e da nossa. Foi uma manhã incrível, destinada aos animais, e ver a população trazê-los para vacinar nos trouxe a sensação de dever cumprido. A raiva é uma zoonose e é considerada um vírus mortal, portanto previna”.

Já a acadêmica do segundo semestre, Laura da Silveira Saling, destaca que foi uma experiência engrandecedora. “De muito conhecimento, principalmente para mim que estou no 2º semestre. Pude tirar muito proveito da atividade e agradeço aos professores e a universidade pela oportunidade. Acredito que um dos diferenciais da UCEFF seja justamente isso, oferecer atividades práticas aos alunos que tem disponibilidade”.