Junho de 1967. O eternamente citado “Correio Riograndense” de Caxias do Sul, cuja presença contínua nesta coluna se deve ao fato de serem disponibilizadas com grande facilidade as suas edições passadas, noticiava, no dia 16, um grande encontro de fiéis marianos ocorrido em Itapiranga.

Naquele ano haviam sido reunidos cerca de 3 mil fiéis marianos no município, o que, para a época, e ainda para os padrões atuais, foi um grande feito. É certo, no entanto, que a sociedade itapiranguense era fortemente pautada pelo catolicismo, e esta foi uma das grandes manifestações neste sentido.

Assim, as celebrações de 1967 diziam respeito às comemorações do Cinquentenário de Fátima e reuniam fiéis marianos da cidade de Itapiranga, especialmente provenientes da Linha Guabiroba, além de alguns vindos da cidade de Mondaí. A celebração envolveu um desfile dos participantes, que terminou em frente à matriz, onde foi realizada uma missa com todos os envolvidos.

Por fim, me resta indicar a obra “Imagens Memoráveis”, compilada por Wolfgang Stahl e Leandro Mayer, publicada no ano passado, onde podem ser consultadas imagens do encontro de marianos de 1967, e que serve como um grande apoio aos que buscam um olhar sobre o passado de Porto Novo.

Edição consultada: Correio Riograndense. Caxias do Sul, 16 de agosto de 1967, nº 33, ano 58. Disponível na Hemeroteca Digital Brasileira.