Eleições 2020

No dia 04 de outubro de 2020 os brasileiros vão às urnas para escolher os novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Em caso de segundo turno, a data escolhida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi 25 de outubro de 2020.

Diante disso, abordaremos a partir desta semana temas relevantes sobre as eleições, com o propósito de informar os assinantes do Jornal Expressão sobre as principais regras e peculiaridades do pleito eleitoral que se aproxima.

Estamos a quase sete meses das eleições e o atual momento é de preparação e regularização da situação dos eleitores e, principalmente, daqueles que pretendem disputar os cargos nas Prefeituras e Câmara de Vereadores.

Desta forma, fique atento aos prazos e as regras que revelaremos nas próximas escritas desta coluna. Também iremos tratar sobre os requisitos para ser candidato; direitos políticos; filiação partidária; propaganda eleitoral; pesquisas de intenção de voto; sistema de coligações; recursos financeiros de campanha; vedações aos candidatos e aos eleitores; mesários; apuração dos votos; diplomação dos eleitos; entre outros assuntos de interesse.

Por fim, destaco que o prazo para regularização do título de eleitor termina em 06 de maio, data esta que representa o fechamento do cadastro eleitoral. A partir deste prazo, alistamento eleitoral, cadastramento biométrico, transferência de domicílio e outras alterações nos títulos de eleitor só poderão ser feitas novamente após as eleições, em novembro.

Fique atento!