Tunápolis /SC – Na quinta-feira dia 26, à tarde, estiveram reunidos na capela da Igreja Matriz o Secretário da Saúde Aquiles Bamberg, o Extencionista Rural da Epagri Tiago Carvalho, a Sra. Maria Kipper da Pastoral da Saúde da Paróquia Santíssima Trindade, agentes de saúde e o público em geral.

O objetivo do encontro foi definir e alinhar os primeiros passos para iniciar o plantio das mudas de chás nas residências e qual o tipo de chá que cada um irá cultivar em sua propriedade. As mudas estão sendo cultivadas no Horto Medicinal ao lado da casa Paroquial e no viveiro municipal tendo como responsável a Sra. Maria Kipper da Pastoral da Saúde.

Está sendo criado um catálogo com nome, foto, número de telefone dos voluntários com os tipos de chás que cada um está cultivando na sua propriedade, para assim ter o controle de onde procurar determinado chá conforme a necessidade.

O programa da Farmácia Viva, Chás além da receita da Vovó, trata sobre a importância do uso de medicamentos fitoterápicos, ele foi implantado no nosso Município com amplo apoio, o Ministério da Saúde vai repassar recursos e tem também importante engajamento por parte dos médicos da Unidade de Saúde local.

Para o secretário da Saúde Aquiles Bamberg, “com o engajamento de todos será possível ter em cada residência diversos tipos de chás que vão auxiliar no tratamento das enfermidades, e com orientação correta dos médicos sobre a dosagem adequada a ser consumida, juntamente com os medicamentos tradicionais para complementar o tratamento teremos um resultado satisfatório” ressaltou Bamberg.