No dia 1º de junho Iporã do Oeste estará comemorando o 30º aniversário de emancipação político-administrativa. Para tal organizou uma extensa programação como a VI Semana das Etnias, a II Semana Cultural, a Feira do Livro e do Artesanato, o baile do município e o tradicional corte do bolo.

As atrações iniciam no dia 27 de maio na comunidade de São Lourenço. Às 19h30 haverá apresentações culturais com o grupo de Patinação Asas da Liberdade, o CTG Herança Pampiana, Banda Municipal, Orquestra de Gaitas, corais de Macucozinho, Quilombo e São Lourenço, o Grupo Italiano Um Toquetin Della Italia e animação de com Marcos e Irineu.

No dia 28 de maio é vez de Linha São Vendelino receber as atrações da Noite Cultural. Também as 19h30 haverá apresentação do CTG Herança Pampiana, Cia de Dança Jussara Ribeiro, Patinação Asas Da Liberdade, Grupo De Violões, Orquestra De Gaitas, Banda Municipal, Coral de Aparecida e Coral Infanto-juvenil além do Grupo Italiano Amicci Della Cantoria e animação de com Marcos e Irineu.

No dia 29 no Ginásio Arthur Friedrich será a abertura da Feira Do Livro E Artesanato as 08h30 com apresentação teatral “Turma do Nosso Amiguinho”. Às 14h haverá apresentação teatral “Turma do Nosso Amiguinho”. 19h30 terá a noite cultural com apresentações da Associação Coral de Iporã do Oeste, Coral Infanto-juvenil, Grupo de Violões, Banda Municipal, Orquestra de Gaitas,  CTG Herança Pampiana e palco livre para talentos locais e regionais

No dia 30 de maio, também no Ginásio Arthur Friedrich, será realizado o Festival da Canção Estudantil. Às 14h será a vez dos alunos da Educação Infantil e 1º ao 3º ano do ensino fundamental. Às 19h o festival será para os alunos das demais séries dos ensinos fundamental e médio.

No dia 31 no Ginásio Poliesportivo Egon Marx com início às 21h, será realizado o Baile do Município, com ingresso livre. A animação será das bandas Reis da Alegria, Indústria Musical e show sertanejo com Eduardo Gustavo.

No dia 1º de junho, dia do aniversário, a programação segue no ginásio: às 14h terá o encontrão da Terceira Idade, apresentações culturais com Grupo de Dança da Terceira Idade Kolping de Itapiranga, Grupo de Patinação Asas da Liberdade e Cia de Dança Jussara Ribeiro. Às 15h haverá o corte do bolo e animação da Banda Os Guri.