No dia 31/10 (terça-feira) foi realizada no Corpo de Bombeiros de Itapiranga a aula inaugural do Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE).

O ato contou com a presença dos 30 alunos inscritos para o curso, dos Bombeiros Militares e Bombeiros Civis Profissionais que atuarão como instrutores, do Presidente da Associação dos Bombeiros Comunitários Mauri Aloísio Franzen, do Ex Comandante do Corpo de Bombeiros de Itapiranga, Sub Tenente da Reserva Remunerada Carlinhos Mallmann representando o Prefeito de Itapiranga Jorge Welter e do Presidente da Câmara de Vereadores de Itapiranga Afonso Utzig.

Nesse primeiro encontro foi realizada a apresentação de alunos e instrutores, também foram repassadas orientações gerais sobre o funcionamento do curso. As aulas acontecerão nas terças-feiras e quintas-feiras, com previsão de conclusão para o dia 30 de novembro.

Após a conclusão dessa etapa os alunos interessados poderão se matricular no Curso Avançado de Atendimento a Emergências (CAAE), que está programado para o próximo ano, e após a conclusão, tornarem-se Bombeiros Comunitários atuando em apoio às guarnições de serviço do Corpo de Bombeiros no atendimento emergencial.

O curso de Bombeiros Comunitários tem por objetivo capacitar cidadãos nas áreas de prevenção e para reação em sinistros de incêndios e acidentes diversos onde existam vítimas em situação de perigo, formando ainda, na comunidade, uma força organizada para reação em situações de emergência e calamidades públicas. Tendo como objetivos indiretos: a multiplicação de conhecimentos e cuidados básicos, através de palestras e treinamentos, visando minimizar os efeitos desastrosos de primeiros atendimentos realizados por pessoas leigas; a criação de uma cultura prevencionista nas comunidades, propiciando mais segurança e melhoria na qualidade de vida de toda a sociedade; e o aumento da interação do Corpo de Bombeiros Militar com a comunidade.