Cometa é campeão da Copa Oeste

O Esporte Clube Cometa conquistou seu terceiro título da fase Oeste do Estadual de Amadores desde o seu retorno às competições estaduais em 2007. Os triunfos anteriores foram conquistados em 2007 e 2009. Somado a estes tem o título regional de 1990 quando conquistou seu primeiro troféu. Com certeza é um dos maiores clubes de futebol do oeste catarinense e, pode se dizer, do Estado. Os números comprovam isto, principalmente em sua história recente. Desde 2007 foram 11 competições disputadas pelo Leão da Montanha. Destas, chegou em seis finais, com três títulos. Sempre passou das fases de classificação, a exceção de 2016. Foi campeão estadual em 2009 e vice em 2013. Além disso, foi vice do Sul-Brasileiro em 2010.

A partida

O confronto final da tarde de domingo, dia 10, entre Cometa e Grêmio União teve dois tempos distintos. Um primeiro equilibrado, com as duas equipes se respeitando dentro de campo e poucas investidas ao gol. Mas elas aconteceram. O Cometa, com passes mais precisos e maior entrosamento, se mostrava ligeiramente melhor nesta primeira etapa. Contudo, o ataque da equipe iporaestina era mais objetivo, em certas situações pregava grandes sustos à torcida adversária. Mas, o primeiro tempo terminou sem gols. Na segunda etapa a equipe cometense voltou mais ofensiva e logo nos primeiros minutos mostrou a que veio. Demorou um pouco, mas o gol saiu, veio dos pés do atacante Geovan. Em lance de escanteio a bola foi lançada na pequena área, o cabeceio no canto e o zagueiro adversário conseguiu tirar a bola, que sobrou para Adalmir novamente arremessar no fundo da rede. Alexandre defendeu, mas na sobra Geovan marcou. Eram 13 minutos da segunda etapa. Bastava para o Cometa comemorar, já que havia empatado o jogo anterior em Iporã do Oeste em 1 a 1. O Leão não estava satisfeito. Com jogadas pela ponta esquerda com Lírio procurou-se o segundo gol. Várias foram as chances de ampliar, mas a excelente atuação do goleiro Alexandre fez a diferença. Com a participação dele talvez tenha acontecido a melhor chance do Grêmio União, já no finalzinho da partida. Em cobrança de escanteio no interior da grande área, Alexandre acabou conseguindo desviar a bola para a pequena área, o camisa 21 desviou de cabeça para o canto, mas Dela, atento, defendeu a bola. No contra-ataque o atacante Boca recebeu a bola pela direita, tocou para Marcelo que desviou do goleiro. A bola ia em direção ao gol, mas Jean garantiu que ela entrasse com um leve toque. Isto no minuto final, aos 48. A partir de então começou a festa. O Cometa podia comemorar.

O Cometa terminou a competição com 14 partidas disputadas, sendo oito vitórias, três empates e três derrotas. Marcou 18 gols e sofreu nove. Delacir foi o goleiro menos vazado da competição. O Grêmio União com o mesmo número de partidas teve três vitórias, oito empates e três derrotas. Marcou 13 vezes e sofreu 13 gols.

Vale registrar o grande público que se fez presente no estádio. Na história do clube foi o maior já registrado até o momento, com quase 4 mil pessoas. Antes, havia sido em 2007, quando também conquistou o título da fase oeste.

Fase estadual

A fase estadual do futebol amador será realizada em Joinville neste final de semana. A delegação itapiranguense irá viajar nesta quinta e até o momento não se tem informações qual elenco irá compor a equipe. Nem todos os atuais atletas irão viajar em virtude do Municipal de Futebol de Itapiranga. Veja abaixo os jogos:

02.11.2017 – 16h
Jogo 01 – Náutico F. C. X América F. C.
03.11.2017 – 15h
Jogo 02 – E. C. Cometa X G. E. Metropolitano
03.11.2017 – 17h
Jogo 03 – Vencedor jogo 01 X CA Carlos Renaux
04.11.2017 – 16h
Jogo 04 – Vencedor Jogo 02 X Vencedor Jogo 03