É a segunda vez que a equipe do Harmonia conquista um título de Taça Amizade de forma invicta. O primeiro foi em 2014. O outro teve seu grande final na tarde de domingo, dia 4, na comunidade de Santo Antônio. Na preliminar Avante e Penharol decidiram quem ficaria com a terceira colocação, sendo que a equipe de Linha Becker se deu bem ao vencer por 2 a 1. Na partida principal entre Harmonia e Esperança tudo levava a crer que não seria uma tarde de jogo fácil para a equipe da casa. Esperança começou melhor o jogo, com toques de bola mais precisos e jogando mais na área adversária. Logo no início da primeira etapa conseguiu desferir uma bola na trave, tornando ainda mais tensa a partida. Contudo, os comandados do técnico Lauri Heck conseguiram se acalmar e no primeiro lance de gol o atacante Carneiro chutou de fora da área abrindo o placar aos 29 minutos da etapa inicial. A equipe capelense continuou tendo as melhores chances de marcar, mas não soube aproveita-las muito bem. Como diz o ditado: “quem não faz, leva!”. Na metade do segundo tempo Maicon Petzold conseguiu marcar um bonito gol ao passar pela zaga adversária e arremeter na direção do goleiro Neri, marcando o segundo do Harmonia. Ficou nisto. Torcida e elenco podem comemorar!

Se analisarmos a campanha do Harmonia em todo o torneio o título foi merecido. Das 11 partidas que disputou foram sete vitórias e quatro empates; 19 gols marcados e apenas cinco sofridos. Vale ressaltar a excelente atuação do goleiro do Harmonia, Leonardo Kraemer, principalmente nos dois jogos da final. Leonardo também foi campeão pelo Harmonia em 2014 quando foi o goleiro menos vazado com apenas dois gols sofridos em todo certame. Naquele ano foi disputada a Taça Amizade Fronteira de Futebol, com cinco equipes participantes. Harmonia foi campeão ao derrotar a equipe do Cruzeiro na final. Foram oito confrontos, oito vitórias, 22 gols marcados e dois sofridos. Ainda tem o título de 2011 quando derrotou a equipe de Coqueiro nas penalidades.

8Nesta edição de 2016 não foram realizadas as taças Amizade Centro e Fronteira. Na Taça Amizade Itapiranga 12 equipes participaram.